Cercas ou Pontes? Prefiro as Pontes!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Filhos

dan-poucodetudo.blogspot.com 



Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós,
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:
Pois assim como ele ama a flecha que voa,
Ama também o arco que permanece estável.
( Gibran Khalil Gibran )


   Gibran soube mostrar em "poucas" palavras uma fase dífcil da vida de toda mãe; os papais que me perdoem, mas mãe é mãe, então vou falar por mim. O poema escolhido pra hoje resume o momento no qual estamos passando aqui em casa. A frase  " vossos filhos não são vossos filhos " me chamou a atenção  pelo motivo já descrito acima. Vi ( nesta semana )  na TV, não me recordo agora se foi em algum comercial ou em alguma reportagem, enfim, aí está ele. Vamos aproveitá-lo então.

 O momento da partida do "filhote" - às vezes ela se dá aos poucos, outras, repentinamente - as duas são ruins, porém, necessárias. E mesmo que não fosse necessária, aconteceria da mesma forma.
  
   A gente cuida/educa, brinca, passa noites e noites acordada, torce, briga, celebra...é uma vida. Então, um belo dia, nossa cria levanta vôo. Aí vem aquela sensação de abandono e de satisfação ao mesmo tempo. Uma mistura: dor de não querer deixar ir e a alegria de "tarefa cumprida", daquele empurrãozinho, daquela palavra de ânimo/ de encorajamento e um drama já bem conhecido " filho é ingrato mesmo"...É um turbilhão de sentimentos que só quem passa entende, e na maioria das vezes, não entende nunca.

    Logo em seguida vem aquela lista de dúvidas: tomei a decisão certa? E se eu tivesse feito daquele outro jeito? Se eu tivesse dito outra coisa?  Fiz o melhor que pude? São perguntas que nunca serão respondidas.
   A única certeza que tenho: todo o mérito é exclusiva e unicamente de DEUS - ELE é quem nos fortalece, nos guia e nos protege.
   Sou muito grata a DEUS por ter me concedido a felicidade de ser mãe - a melhor, a mais gratificante e mais importante das tarefas. Posso afirmar também: sou uma das mães mais felizes do mundo.

Obrigada SENHOR!



2008



7 comentários:

  1. oti modeus , saudade da filha que foi embora ?
    até eu senti saudade tia ;s
    Não tem muito a ver , mais o luiz foi pra são luiz =/ to sentindo tannnnnnta falta tbm. :s
    Claro que eu não esqueci de vim aque , o problema é que eu to estagiando , e to sem tempo , chego muito cansada.
    Minha linda tia, eu imagino como deve ser dificil ver um filho ir pra longe das azas da mãe , mais fazer o que neh ? é a vida , e os filhos tem que ir atras dos seus sonhos , dos estudos ou qualquer coisa que os faça feliz , um dia a senhora foi neh ?
    então . Força minha princesa. Que Deus continue iluminando essa pessoa maravilhosa que é você, e que ele te dê forças :D
    Beeeeeijos*;

    ResponderExcluir
  2. Obrigada angel!
    Não sabia que nosso "Lu" tinha ido embora. Nossaaa, sei como é essa saudade...fiquemos fortes então,se é o que nos resta kkk

    Beijoo!

    ResponderExcluir
  3. Oi,Patricia!Obrigada pela visita lá no blgo, volte sempre,já estou te seguindo, acabei de passar em outro blog que fala da síndrome do niho vazio também, da partida dos filhos,mas está é a lei natural das coisas...
    Uma ótima semana!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. sempre dou uma passadinha por lá...amo aquelas tuas fotos todas misturadas.
    Beijo no coração e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Metade de mim agora é assim, de um lado a poesia o verbo a saudade, do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim. E o fim é belo, incerto... depende de como você vê!

    Fernando Anitelli

    obrigada por tudo.. te amo mãe

    ResponderExcluir
  7. Oi,Patricia!Que bom que tu gosta do meu cantinho, passe lá sempre será muito bem vinda.
    Passando apra desejar-lhe um ótimo carnaval!!
    Beijosss

    ResponderExcluir